quarta-feira, 19 de março de 2014

CANCER DA PRÓSTATA E O ERRO EM SEU DIAGNÓSTICO



O programa de rastreamento do câncer da próstata e um fracasso para a saúde pública.

Dr. Richard Albin que descobriu o teste do PSA (Prostate Specific Antigen) em 1970 declarou no The New York Times que o programa de rastreamento do câncer com esse teste é “um caríssimo desastre para saúde publica. Esse teste tem a eficiência de tirar cara o coroa. Uma inflamação, uma prostatite, a Hiperplasia Benigna da Próstata (HBP), um traumatismo leve ou até o uso de Ibuprofeno podem mudar o valor do PSA drasticamente.” “Eu estou envergonhado da AUA (American Urological Association) que esta ainda recomendando um programa de rastreamento do câncer que prejudica muitos homens com poucos resultados positivos”.
Um mega estudo, que durou 10 anos e que e considerado o maior estudo na historia da saúde do homem foi publicado no New England Journal of Medecine vem confirmar a posição do Dr. Richard Albin, e monstrou que o rastreamento com PSA aumenta a mortalidade. Outro estudo realizado na Europa mostra uma leve baixa de mortalidade, mas com um grande prejuízo para o grupo rastreado. Para salvar uma vida de cada 1410 homens que participaram do programa ,tinha 48 homem que sofreram os efeito colaterais do tratamento não necessário como quimioterapia,radiação ,castração hormonal e cirurgias resultando impotência em 80 % dos casos , sangramentos,incontinência urinaria em mas de um terço e dores físicas e psicológicas.Fora dos 48 tinha uma grande numero que sofreram dos efeitos das biopsias como dores , sangramentos e introduções durante o rastreamento. A biopsia com agulha no caso de um câncer agressivo pode prejudicar e espalhar as celulas malignas fora da próstata.
O Journal of Cancer Institut revelou que desde da introdução do PSA em 1986 um milhão de vitimas do programa de rastreamento foram tratados no USA contra o câncer e sofreram os efeitos colaterais sem necessidade. Publicações do Spiegel na Amanhã e do British Medical Journal confirmam uma situação semelhante na Europa.
Dr. Thomas Stamey, um dos primeiros defensores do uso do PSA mudou de posição e revelou que os erros são o resultado do excesso de tratamento do câncer da próstata, sem diferenciar entre a forma lenta do câncer e a forma agressiva pouco comum. A partir de 50 anos 70 % dos homens tem células cancerígenas na próstata só que o câncer se desenvolve multo lento e causa poucas mortes. A má sorte de morrer do câncer da próstata e só de 0,5% (o 99,5% morrem de outra causa, mas não do câncer da próstata). Do total das mortes do câncer são menos de 3% da próstata.
Em Maio 2013 AUA tinha que reconhecer os fatos científicos e mudo a recomendação para os médicos de incluir só os candidatos entre 55 e 69 anos, analisar com eles si tem necessidade mesmo de fazer o rastreamento, esclarecer eles sobre os riscos do rastreamento que será feito ao Maximo de dois a dois anos.
Infelizmente muito médico por interesse econômico o por falta de informação ainda estão rastreando sem respeitar as novas normas usando o PSA sem se preocupar dos riscos para os pacientes. Os homens precisam se emancipar e não deixar todas as decisões nas mãos do medico. Ter, mas iniciativa e se informar bem para definir o melhor caminho na saúde da próstata. Antes  de fazer o rastreamento estudar se você  faz parte do grupo de risco com casos de morte de câncer da próstata na família ,se os sintomas não vem duma Prostatite,

de uma inflamação comum o duma hiperplasia benigna. Até no diagnostico de um começo de câncer ,na maioria dos casos  os tratamentos alternativos naturais ajudam a controla-lo sem necessidade de cirurgia. É preciso monitorar e esperar sem pânico.O problema para a maioria dos homem e  psicológico de saber que esta com câncer e ficar só observando o desenvolvimento dele sem “tratamento”.Se lembrar que atravez do processo de envelhecimento 70% dos homens acima de 50 anos tem algumas células cancerígena da próstata ,só que e o câncer e bem lento .Para ter mas serenidade e paciência tem que entender também que nos casos agressivos que são raros , não tem uma verdadeira cura ,nem a cirurgia nem a quimioterapia ou radioterapia erradicam ele totalmente.Como disse a autora Maggie Mahar “Aqueles que fizeram a cirurgia e as terapias e pensam que foram curados, Em realidade eles estavam com o câncer lento que nem mata nem precisa de cirurgia”.No livro Money Driven Medecine, ela mostra claramente que hoje a medicina e orientada pelo lucro e não pelos interesses do paciente.
O que e necessário para ajudar todos os homens, e um programa de prevenção e não de rastreamento cego. Prevenção inclui desmistificar esse assunto ligado a sexualidade, a intimidade e a potência que pesam multo sobre a psicologia do homem. Educar cedo para cuidar da saúde da próstata com alimentação, fitoterapia, aromaterapia, higiene de vida e se proteger dos produtos nocivos. Importante é promover a pesquisa ligada a prevenção, entender porque tem menos casos de câncer da próstata na Asia e alguns países mediterrâneos e incluir os resultados num programa internacional independente.
                                                                                                         Dr.Tiba

Nenhum comentário:

Postar um comentário